sábado, 24 de agosto de 2013

Significado Origens


Isshu Hyakunin

Isshu Hyakunin (百人一首) é um estilo de antologia tradicional de compilação japonesa waka poesia onde cada colaborador escreve um poema para a antologia. Literalmente, significa "uma centena de pessoas, um poema de cada um. Também refere-se ao jogo de cartas de uta-garuta , que usa um baralho composto de poemas de um tal antologia.

Karuta

Karuta (歌留多) é um tipo de jogo de cartas. O nome é uma palavra emprestada da palavra Carta Português, ou seja, "Card", que foi importado para o Japão no século 16. O cartão de jogo ocidental evoluiu para dois tipos de jogos no Japão: cartão de correspondência de jogo Karuta e poker como Hanafuda . Uma das variantes do primeiro é Ogura Hyakunin Isshu Uta-Garuta. Em 1904, Tokyo Karuta Associação formou o conjunto de regras oficial de Karuta Competitiva deste Ogura uta-garuta. O grupo foi promovido a All Japan Karuta Association em 1954, quando formaram sistema de classificação e começou a competição nacional Karuta Mestre e competição rainha em Oumi Jingu.

Instruções / Regras

Glossário

Basics

  • Ji-jin (Território do Jogador)
Formação de cartões deitou no próprio lado do jogador. Jijin cartões são mais fáceis de vencer para a distância mais curta. Jogadores normalmente separá-los em direita e esquerda, para facilitar a sacudir.
  • Teki-jin (Território frente)
A formação de placas Definiu no lado oposto. Cartões Tekijin são mais difíceis de vencer para longa distância e as letras invertidas.
  • Kara-Fuda (void Cards)
Cartões de mortos. Apenas 50 cartões são usados ​​em um jogo, e os restantes 50 cartas não estão em jogo, tornando-se Kara-fuda. Tocantes cartas quando um Kara-fuda é lido é penalizado com Otetsuki.
  • Joka (Poeta Abertura)
O poeta introdutória que é lido no início do jogo. O poeta, Naniwa Bay , não é de Hyakunin poemas Isshu.
  • Dokushu (Reader)
O recitador que lê poemas. Note-se que não é dokushu árbitro. Karuta é jogado sem árbitros, e os problemas entre os jogadores devem ser resolvidos através de acordo entre os próprios jogadores.

Regras

  • Otetsuki (Falso Touch)
Culpa. Para tocar em uma placa errada. Uma pena cartão.
  • Okuri-Fuda (envio de cartões)
Quando um jogador ganha uma carta do território oposto, ou quando o adversário fica penalizado, o jogador envia um cartão de sua / seu próprio território. A escolha do envio do cartão é importante para a construção de formação estrategicamente favorável.
  • Daburu ou Dabu (Duplo enviar cartões)
Isso acontece quando um jogador fez Otetsuki no território oposto, enquanto o adversário ganhou um cartão do território do jogador. Dois Otetsuki em um turno também é uma dupla penalidade. Uma loanword de Inglês.
  • Seimu (Same)
A loanword de Inglês.
1. Empate. A situação de quando ambos os jogadores têm a mesma quantidade de cartões.
2. A situação de quando ambos os jogadores tocam cartão correcto, ao mesmo tempo.
  • Unmei-sen (Fatal Game)
A situação de Seimu (subordinação), com apenas um cartão restante. Uma vez que é quase impossível para ganhar o cartão em frente, nesta situação, o resultado do jogo é simplesmente dependente do cartão seguinte dokushu, daí "fatal".
Unofficial regra de jogo da equipe.

Cartões

  • Tomo-Fuda (como placas)
Cartões que começam com mesma sílaba. O " Chi-ha-ya-fu-ru card "tem dois Tomo-Fuda, Chi-gi-ri-ki-no- e Chi-gi-ri-o-ki-shi.
  • Kimari-ji (Sílaba exclusivo)
As primeiras sílabas com que os jogadores podem ter certeza de que o cartão de tomar. As sílabas únicas de " Chi-ha-ya-fu-ru "é" Chi-ha-", para outros cartões Tomo-Fuda começar com Chi-gi-.
  • 1-ji Kimari, 2-ji Kimari .... (One Card sílaba, duas sílabas cartão ....)
As cartas de um (dois, três, ...) única sílaba (s). A Chi-ha-ya-fu-ru cartão é duas sílabas Card. Chi-gi-ri-ki-no- e Chi-gi-ri-o-ki-shi são quatro sílabas Cards.
  • Ooyama-Fuda (cartões longos Shot)
Seis sílabas Card. Os jogadores muitas vezes esperar com Kakoi-te, pois recitador toma uma pose após a quinta sílaba.
  • Kimariji-Henka (Deslocação Único-sílaba)
As sílabas única mudança a cada momento que o jogo avança. Chi-ha-ya-fu-ru muda de Duas sílabas cartão para um cartão sílaba quando Chi-gi-ri-ki-no e Chi-gi-ri-o -ki-shi deixar o jogo.
  • Mu-Su-Me-Fu-Sa-Ho-Se (Girls, secar os cachos!)
Uma mnemônica famosa por aprender uma Cards sílaba.

Técnicas

  • Kakoi-te (Cobrindo Mão)
    Kakoite
    Kakoi-te (Cobrindo Mão)
Uma técnica para cobrir um cartão com a palma e os dedos do jogador até o Sílaba exclusivo é determinado. O outro jogador tem que quebrar a tampa para ganhá-la. No anime Chihayafuru episódio 4, Chihaya tentou romper capa da Yasuda, apenas para ser bloqueado por sua grande palma da mão.
  • Watari-te (mão transversal)
    Watarite
    Watari-te (mão transversal)
Jogador não é penalizado com Otetsuki quando ele / ela flicks duas direções sob uma determinada condição. Yusei tomou uma medida para conter tática Mão Cruz do Chihaya no episódio 8.
  • Modori-te (a mão para trás)
    Backhand Sudo
    Modori-te (a mão para trás)
A técnica de puxar a mão de jogador de volta longe de território oposto ao agite seu próprio território. Em alguns casos, com o objetivo de um cartão com Modori-te é mais rápida do que com o objetivo de cartão directamente.
  • Tsuki (Thrust)
    Chihaya empurrou
    Tsuki (Thrust)
Uma técnica para atacar oponente é guardado baixo área interna.
  • Seme-karuta (Offensive Karuta)
O estilo de jogo de se concentrar no território oposto. Techinical características são, por exemplo, 1. Aponte mão transversal a oposição como Cards. 2. Enviar como cartão de curtas sílabas exclusivos para apontar a mão para trás. 3. Visam weakpoint de destro, o adversário é menor área de direito, em primeiro lugar. etc
  • Mamori-karuta (Defensive Karuta)
O estilo de jogo de se concentrar no próprio território do jogador. Techinical características são, por exemplo, 1. Sprit Como Cards para evitar Cruz mão do adversário. 2. Enviar como cartão de Três Cartas Sílaba para atrair as falhas do adversário. 3. Destinam-se a própria área inferior direito para o primeiro, etc

Exemplo de mudança Único-sílaba de Chihayafuru Anime Episódio 4

No jogo da Chihaya contra Yasuda, um dos cartões como de Chi-ha-ya-fu-ru, Chi-gi-ri-o-ki-shi, era um fantasma cartão e não no jogo. Yasuda ganhou o outro como Card, Chi-gi-ri-ki-no, com a técnica agressiva admirável na fase inicial do jogo. Ironicamente, isso fez a Chi-ha-ya-fu-ru um um cartão de sílaba, que ela se destaca em. A maré do final do jogo poderia ser diferente se o Chi-gi-ri-ki-não, não foi tomada no início.

Nenhum comentário:

Postar um comentário