domingo, 27 de outubro de 2013

Manual de instruções do Karuta-Kai :

1.O que você precisa  ?

A. Precisa de três pessoas.
Duas pessoas são como os jogadores e uma pessoa como um leitor. Uniforme é necessário apenas para ocasiões especiais e os jogadores costumam usar camiseta e calças. Se você quiser, você pode colocar em apoiadores em seus joelhos.
B. Necessidade de 200 cartas. (100 para  jogo e 100 para a leitura.) Nós sempre usamos um conjunto de cartas oficiais para jogar, e você também pode usar um cartão oficial vendidos em uma loja de brinquedos, mas nós raramente fazemos.
C. Campo: O tatami
No quarto, precisa de 3 tatamis para um par jogar. Também é possível jogar em um piso de madeira ou sobre um tapete. Mas é difícil de se sentar no chão de madeira e é difícil varrer a causa do cartão de arranhar no tapete, então jogando no tatami será o melhor campo com a sua atmosfera.



2.Como colocar as cartas no jogo ?

A. São utilizados 50 cartas das 100 cartas.

 

Para começar, os jogadores irão se sentar de frente a frente e curvar ao outro, em seguida, misturar bem as 100 cartas viradas para baixo.


 

Jogadores mutuamente pegarão 25 cartas e estas ficarão em suas mãos.


 

Resta 50 cartas não utilizadas que são guardadas em uma caixa e colocadas ao lado dos jogadores . Mesmo não utilizadas no tatami, essas 50 cartas terão participação no jogo. A. Como colocar o cartas de jogo.
Cada um dos jogadores colocarão 25 cartas na frente deles. Os jogadores colocarão para perto de si as cartas separadas em 87 cm de largura divididas em 3 linhas,  como mostrado na figura abaixo.


 

As Cartas próprias são colocadas em 3 linhas e as cartas do oponente também são em três linhas. O espaço onde você colocou as cartas será o seu próprio campo, a mesma regra vale para o oponente.  O espaço de cada linha entre as cartas é de 1 cm e o espaço do "seu campo" e o "local do campo adversário" é três centímetros de distancia entre vocês e as cartas. Na figura acima, os dois jogadores dividem suas próprias cartas de lado a lado. Por regra, essa regulamentação não é assim , os jogadores podem livremente colocar cartas no centro. Mas quase todos os jogadores divide as cartas de lado a lado. Essa divisão vai ser a forma mais padrão para apontar para o caminho mais rápido para pegar suas próprias cartas dificultando para o jogador oponente.
Cada jogador tem seu lugar com antecedência para colocar cada carta. Este é o "lugar fixo". Este "lugar fixo" também irá apontar para o caminho mais rápido para pegar a sua carta própria e mais dificil para o jogador oponente. Mesmo cartas no "próprio campo", a facilidade de tomar é diferente em todos os lugares.
Geralmente, porém, é dito que o lado direito do "fundo do poço" pode ser tomada mais cedo por um destro, a respeito de outros lugares, lugares favoritos são diferentes para cada jogador. Com essa consideração, o "lugar fixo" foi feito por cada jogador, para cada lugar fixo é individual em tudo.



Bem, o acordo foi finalizado.
Vamos memorizá-los a partir de agora.


3. Memorização

A. Memorize 100 poemas
Na premissa, os jogadores devem memorizar 100 poemas. Não só, mas logo que ver o cartão, reconhecê-lo.
Por exemplo, quando você vê a carta abaixo,

'ありあ", que é 5,7,5 parte desse poema, vem em sua mente.  Quando você vê seus amigos, você vai reconhecer os seus nomes.
O nome desta carta é "ありあ.
りあ   [Ʌ li ʌ] [Ʌ] = St u dy [li] = li rua [ʌ] = St u dy

ありあけのつれなくみえしわかれより(5,7,5 parte.)
あかつきばかりうきものはなし (7,7 parte. É uma carta de baralho.)

Jogadores memorizam a parte de cima do poema e do cartão para lembrar.

Ao dizer mais precisamente, 5,7,5 parte do poema como o seu nome não faz parte de todo, mas várias primeiras letras do mesmo. Ele é chamado a palavra Settle. Nós vamos explicar mais tarde sobre a palavra Settle ..


B. Memorize 50 Cartas

Bem, vamos voltar para a regra do jogo.
Antes de iniciar o jogo, há um tempo de memória de 15 minutos. O Jogador firmemente memoriza 50 cartões em ambos os lados do jogo. Ele não só vai memorizá-las sem rumo, mas também pensar sobre o movimento prático para o jogo pelo notando dos cartões da Família e cartões influentes.

Enquanto o tempo da memória, o jogador pode sair de lá sem fazer barulho e tem que manter o silêncio, porque outro jogador está se concentrando na memória.

Há um sinal de últimos 2 minutos do tempo da memória que é a hora de balançar o braço direito no ar.

Agora, o jogo vai finalmente começar quando o tempo de memória termina.

Quando o leitor de dito no final do tempo de memória, os jogadores se curvarão uma para o outro e, em seguida, para o leitor.










4. Leitura
A. Como ler Em "Kyogi-Karuta", não é um método organizado para a leitura, e agora vamos explicá-lo facilmente.
Como base, quando o leitor já leu 5,7,5 partes de um "cartão de Leitura", os jogadores vão pegar a "Carta do jogo" o mais breve possível. O leitor não lê a 7,7 parte dele neste momento.
Depois os jogadores juntos de volta as "Cartas do jogo" , o leitor lê a  7,7 parte dele e ao mesmo tempo lê a parte de cima de um próximo "cartão de Leitura".
Por exemplo, o cartão anterior é 「あらざらむ· · ·」 e próxima é 「すみのえの· · ·」 .

Pronto para o próximo, o leitor lê 「いまひとたびのあふこともがな」 que é de 7,7 parte de 「あらざらむ· · ·」, e ao mesmo tempo lê 「すみのえのきしによるなみよるさえや」 , mas alonga [あ] da última nota de [な] por 3 segundos (reverberação) e depois de um segundo de intervalo, lê-se em um trecho até a "palavra determinante" de 5,7,5 parte 「すみのえの· · · 」.


O Público não deve fazer um barulho ou movimento neste momento, porque o jogador se concentra neste momento, por exemplo, determina 「す, Su」 pela consoante [s], ocasionalmente 「さ, Sa」, 「し, Shi」, 「せ, Se」.


5. Jogar

A. posição para jogar
Os jogadores sentarão de joelhos na frente dos cartões colocados em três linhas.
O leitor começa a ler 7,7 parte de um cartão e o jogador assume a posição de Pronto.
Embora esta posição pode variar entre os jogadores, basicamente, um destro segura a mão direita como segurar um lápis e coloca-lo do lado de fora e no meio da linha de fundo do scampo próprio, coloca a mão esquerda na extremidade esquerda para apoiar o corpo, abre um pouco as pernas e empurra o joelho direito ligeiramente para trás.
B. Para pegar as cartas
Logo que o cartão é lido, tocando o carta cuja a carta é lida no jogo.

A linha de campo é uma linha que é a mais exterior das placas de fixação colocadas pelos jogadores. Assim, a linha de 87 cm de largura e 3 linhas que demonstraram antes é a linha de campo de cada local.
Ao tomar um cartão, não há nenhuma regra de como pegar ou empurrar a cartas do jogo.
 Pode pegar ou empurrar, bater drasticamente. No entanto, você precisa ser o mais rápido para ganhar o jogo. 

A Carta voou longe, mais do que esperava. Seja cauteloso quando a janela estiver aberta, ele pode voar longe.


6. Ganhar & Perder

A. O caminho para a vitória
A vitória e a derrota em "Kyogi-Karuta": começaram com 25 cartas em cada campo determina o ganhador aquele que não tiver mais com cartas em seu campo.   
Quando pegar uma carta no seu próprio campo, você elimina aquela carta do seu campo. Quando pegar uma carta do oponente, você pode escolher outra carta do seu campo, e passar para o campo do oponente.
Com as  cartas diminuindo, o jogando que não tiver mais cartas em seu campo ganha.
Como falei um pouco tempo atrás, não é nenhum problema tocar em qualquer carta no seu campo de jogo. Mas se  tocar em qualquer carta no campo do oponente e que não seja a carta sendo lida você cometera uma falta, e oponente podera te passar uma carta do seu campo de jogo.  
È isso galera, agora é só Jogar e ganhar experiência ;) .

Site original : http://www.karuta.ca/stream/kyogikaruta.html

4 comentários:

  1. Nao tem como fazer as cartas do jogo com poemas clássicos brasileiros? O karuta vai continuar conhecido apenas no Japao se for necessário saber japonês para jogar. Alem do mais, é mais fácil saber o contexto em que se passa os poemas nacionais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O jogo é muito bom, concordo com essa sua idéia. Eu fico triste que no Brasil não tenhamos acesso fácil ao jogo, e seria muito legal essa adaptação dos poemas brasileiros.

      Excluir
  2. Parece incrível, mas as letras são japonesas nas cartas, se não dominar o japonês é impossível jogar... 😢

    ResponderExcluir
  3. Parece incrível, mas as letras são japonesas nas cartas, se não dominar o japonês é impossível jogar... 😢

    ResponderExcluir