domingo, 20 de janeiro de 2013

Tudo sobre Karuta :

                             Karuta , de Português carta é um japonês jogo de cartas .

 


A idéia básica de qualquer jogo de karuta é ser capaz de determinar rapidamente qual o cartão de uma série de cartões é necessária e para pegar o cartão antes de ser agarrado por um adversário. Existem vários tipos de cartões que podem ser usados ​​para jogar karuta. Também é possível jogar este jogo com dois baralhos de cartas de jogar .
Existem dois tipos de cartões utilizados em karuta. Um tipo é yomifuda  ou "cartões de leitura", e o outro é torifuda ou "placas de agarrar." Como eles foram indicados, as palavras do yomifuda são lidos e os jogadores terão de encontrar o seu torifuda associada antes de mais ninguém faz.
Os dois tipos de cartões de Karuta que são mais frequentemente observados são o "uta-garuta" e "iroha-garuta".
Em " uta-garuta ", os jogadores tentam encontrar as últimas duas linhas de um tanka dadas as três primeiras linhas. Muitas vezes, é possível identificar um poema de suas primeiras uma ou duas sílabas. Os poemas para este jogo são retirados do Isshu Hyakunin e são tradicionalmente jogado no dia de Ano Novo.
Qualquer pessoa que saiba ler hiragana pode jogar "iroha-garuta" . Neste tipo, um torifuda típico apresenta um desenho com um kana menos um canto do cartão. Sua yomifuda correspondente apresenta um provérbio ligado à imagem com a primeira sílaba de ser o kana exibida no torifuda.
Karuta é muitas vezes jogado por crianças na escola e no nível de ensino médio júnior durante a aula, como um exercício educacional. Embora vários tipos de jogos karuta são descritos abaixo, na realidade, qualquer tipo de informação que pode ser representada sob a forma de cartão pode ser utilizado, incluindo as formas, cores, palavras em Inglês, imagens pequenas e semelhantes.

Variedades de Karuta:

Normalmente, muitas localidades terão sua própria versão de karuta com a história local e marcos.

Jomo Karuta

Jomo Karuta (em japonês:, Jomo karuta) é uma variedade de karuta, que apresenta a história e locais famosos na Prefeitura de Gunma . Uma versão em Inglês foi produzido e é vendido em livrarias em todo Gunma. 

Uta-garuta e Isshu Hyakunin



Um exemplo de um par de moderna Uta Garuta cartões, em que o torifuda está do lado esquerdo e do yomifuda está à direita.
 
Uta Garuta (em japonês:, Iluminados cartões poema) é um jogo de cartas em que 100 waka poemas são escritos em dois conjuntos de cartas que compõem um baralho completo. Os jogadores têm de corresponder rapidamente as cartas para completar um poema e recitá-lo. O "Isshu Hyakunin Ogura" é o subgênero mais popular para a garuta uta chamado Hyakunin Isshu (em japonês:.百人一首, iluminados 100 pessoas, um poema). Compilado no início do século 13 pelo poeta Fujiwara no Teika , este jogo contém cem poemas, com cada uma escrita por um poeta diferente famoso.

karuta competitivo

Karuta competitivo é jogado com uta-garuta cartões com competições em vários níveis. O Japão torneio nacional é disputada a cada janeiro a Omi Jingu (um santuário Shinto ) em Otsu, Shiga .

 

Iroha Garuta

Iroha Garuta (em japonês: ) é um cartão mais fácil de entender para as crianças, semelhante ao Uta-garuta e Isshu Hyakuin. Representando as 47 sílabas do silabário iroha e acrescenta kyo (, "capital") para o 48 (já que a sílaba-n nunca pode começar a qualquer palavra ou frase). Um conjunto é composto por 48 proverbs cada sílaba começando com um diferente e um outro conjunto de placas que expressam um ditado, como mostrado na figura. Há três variantes padrão Iroha Garuta; Kamigata Iroha, Edo Iroha e Owari Iroha. Para além destes, existem vários baralhos mais modernas com base no padrão Garuta Iroha:

Obake karuta




Cartão do jogo japonês obake karuta (cartões de monstro), c. início do século 19. Cada cartão possui um monstro da mitologia japonesa e um personagem do hiragana silabário.

 


Reprodução de uma carta de um baralho do final do século 19
 

Obake karuta é um japonês jogo de cartas . O jogo foi criado no período Edo e permaneceu popular através das décadas de 1910 ou 1920.Cada cartão de jogo do baralho apresenta um personagem do hiragana silabário e uma criatura da mitologia japonesa , na verdade, obake karuta significa cartas fantasma ou monstro cartões.  O sucesso exige conhecimento da mitologia japonesa e folclore como os jogadores tentam recolher os cartões que correspondem pistas lidos por um árbitro. O jogador que acumula a maioria dos cartões até o final do jogo ganha.
Obake karuta é um exemplo precoce do fascínio japonesa comum com a classificação de monstros e criar novos. O jogo é uma das primeiras tentativas de empresas japonesas para categorizar criaturas lendárias, classificá-los, defini-los e, posteriormente, comercializá-los. Como tal, é um precursor para os Godzilla filmes dos anos 1950 e, mais tarde. Ainda mais perto, obake karuta lembra o Yu-Gi-Oh! ou Pokémon Trading Card Game , que também envolve a recolha de cartões que representam criaturas fabulosas. Na verdade, muitos Pokémon foram projetados especificamente depois de criaturas da mitologia japonesa. 

Hokkaido Hougen Karuta

Hokkaido Hougen Karuta (em japonês:. iluminados Cartões Dialecto Hokkaido) é o primeiro de uma série de Karuta Falando produzido pela Creative Discovery em Hokkaido Japão que ajuda crianças e adultos a aprender palavras diferentes e frases usadas no norte da ilha de Hokkaido . Ao contrário da maioria karuta, onde o leitor precisa estar presente para que o jogo ser jogado, Hokkaido Hougen Karuta inclui um CD-ROM com a leitura dos cartões que estão sendo lidos por um nativo do dialeto Hokkaido. Hokkaido Karuta tornou-se uma versão popular de karuta todo o Japão, pois permite que o jogador (s) para brincar e aprender sem a presença de um leitor.

Kyo-Kotoba Karuta

Kyo-Kotoba Karuta (em japonês:., iluminado cartões da palavra de Quioto) é uma versão de karuta usando o dialeto de Quioto . Este conjunto karuta foi produzido por Creative Discovery sob a supervisão do professor da Universidade da Cidade de Osaka Nakagawa Makoto. Isso também ser parte da série Karuta Falar, as narrações foram registrados pelo famoso atriz japonesa Hiromi Itida, especialista no dialeto de Kyoto, no Japão.

Doyo Karuta

Doyo Karuta (em japonês:.童謡かるた, iluminados Cartões de canção de ninar) é uma versão de karuta feito de famosas canções de ninar japonesas cantou a música para ajudar as crianças aprender o sistema de escrita japonês chamado Hiragana . Esta versão de karuta foi criado por Kumamoto Kenmin Televisão , uma emissora de televisão local localizado na Prefeitura de Kumamoto do Japão, que também são os criadores de Kumamoto karuta dialeto.

Hanafuda

Hanafuda (em japonês:花札., cartões iluminado flores) foram cartões japoneses com desenhos de flores. Começando no início do século 19, eles ainda estão em uso hoje, com um baralho de 48 cartas com imagens diferentes, representando cada um dos 12 meses.
 

8 comentários:

  1. Olá! Parabéns pela iniciativa. Eu achava que era o único que se interessava pelo hyakunin isshu. Mais uma vez, parabéns pelo blog está bem completo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa,muito obrigado, foi difícil de achar sobre o assunto, só encontrei em site americanos, mas também gosto muito, e quero conhecer mais e mais sobre os poemas! Obrigado!

      Excluir
  2. essas horas q eu queriate nascido no japão ow sabe o mandirin acho q e essa linguá de lá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na realidade o país que fala mandarin é a China.
      No Japão é japonês.

      Excluir
  3. Como posso conseguir um baralho de karuta competitivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc encontra na internet, apenas em sites americanos, ou japonese , ou seja importado ;)

      Excluir
  4. Quero a tradução dos 100 poemas, onde consigo?

    ResponderExcluir
  5. Parabéns ao blog. Me apaixonei por karuta, sou meio excluída a esse ponto, pensava que ninguém gostaria de jogar igual a mim ^^ Quem sabe um dia convenço alguém de que o jogo pode ser tão legal quanto outras coisas não é?
    Boa sorte aí :)

    ResponderExcluir